
O que é um sistema CFTV?
Não é complicado entender o que é o CFTV, a começar pela sigla que significa circuito fechado de televisão. É um sistema que constitui os bastidores e o instrumental para o monitoramento e o controle de acesso feito basicamente por meio de câmeras que transmitem as imagens para um monitor.
Por meio de diversas câmeras digitais ou câmeras analógicas, o sistema capta imagens e pode armazená-las. Assim, quanto mais câmeras forem instaladas em pontos estratégicos diferentes, mais eficiente será o CFTV como ferramenta de vigilância e segurança.
O CFTV recebe esse nome porque não se trata de um sistema de monitoramento aberto para todos, isto é, com acesso por qualquer pessoa. Funciona, na verdade, como uma transmissão de programas de televisão, porém se trata de um circuito privado, cujas imagens não escapam para outro local.
Instalando-as em sua casa ou no local de trabalho, por meio de monitoramento, é possível impedir que um crime aconteça, especialmente internamente. A ação, além de gerar segurança, gera certa intimidação, sendo o suficiente para despertar o medo de flagrantes, por exemplo, em uma loja ou estoque de empresa.
O sistema de CFTV é extremamente eficaz na detecção de invasões não autorizadas, ao permitir observar ameaças antes que elas sejam colocadas na prática. Em caso de roubo, o sistema também pode ser usado para auxiliar no rastreamento de informações perdidas, já que os dados dos vídeos podem ser rastreados.
